segunda-feira, 6 de junho de 2011

O brincar e o jogar

O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempo. Através deles, a criança desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc. 

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, ficou muito legal o video!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela escolha do tema meninas, como mãe posso garantir que o assunto é muito importante, tenho visto diariamente com minhas filhas a importância do lúdico na aprendizagem!

    ResponderExcluir
  3. amigas!

    seu assunto e muito importante para nos na pedagogia
    beijos

    teresa valeria

    ResponderExcluir
  4. Realmente, porquê brincamos só quando crianças!
    Brincar ativa diversos mecanismos do nosso intelecto, seria muito bom termos atividades lúdicas em todas as fases da nossas vida. Muito legal, parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog,
    O assunto é interessante e está bem fundamentado, sugiro acrescentar alguns posts com links para jogos, sites e softwares educacionais para deixar o blog mais "animado"!
    Um abraço,
    Profª Margô

    ResponderExcluir